sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Rádio Melodia retoma liderança geral no Rio de Janeiro e é seguida pela JBFM. Rádio Globo e NovaBrasil FM evoluem

Rio de Janeiro - FM O Dia, Super Rádio Tupi, Rádio Mix FM e Rádio Cidade ficaram estáveis no ranking geral. 93 FM avança novamente no top 5
O rádio do Rio de Janeiro segue chamando a atenção do mercado brasileiro devido ao elevado índice de audiência das emissoras medidas. As quatro primeiras colocadas do FM carioca seguem com os maiores volumes de audiência do Brasil, além do fato da média de ouvintes por minuto no universo do Rio não está tão distante da marca registrada por São Paulo. Vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2020):
Mudança no topo
E continua a alternância de posição na primeira colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Rádio Melodia FM 97.5, líder no formato gospel, retomou a primeira colocação nos principais filtros da pesquisa de audiência, com uma marca próxima a 230 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e muito próxima dos 300 mil em período comercial (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira)
A Rádio Melodia continua sendo seguida de perto pela JB FM 99.9. A FM de formato adulto-contemporâneo vive o seu melhor momento no dial carioca em relação a audiência e tem se consolidado na disputa pela primeira colocação geral nos principais períodos da medição. 
FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) e Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais. As duas FMs seguem se destacando devido aos seus elevados índices de audiência, estes que estão entre os maiores do país. Em filtros comerciais as duas FMs também superam com tranquilidade a marca de 250 mil ouvintes por minuto.
Outro destaque é o novo avanço visto na média da 93 FM 93.3 (gospel/evangélica), rádio que segue isolada na quinta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Sequência do top 10
A Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes) segue evoluindo aos poucos na medição de audiência após a nova mudança em seu formato. A emissora segue na sétima colocação geral e, aos poucos, vai tirando a diferença para as FMs que aparecem a frente nos períodos gerais e em filtros comerciais (faixas onde o seu avanço foi mais expressivo).
Também é destaque o desempenho da Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) no Rio de Janeiro. A emissora segue isolada na liderança de seu formato e com um histórico de audiência que pouco oscila, o que a mantém na sexta colocação geral de períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também no 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).
Outra FM estável é a Rádio Cidade FM 102.9 (adulto/rock), posicionada em oitavo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos da pesquisa. A emissora ainda não completou 1 ano no ar desde o seu retorno e praticamente não vê oscilações em sua média de audiência, ou seja, conseguiu fidelizar o seu público neste início de trabalho.
O top 10 é completado pelas rádios BandNews FM 90.3 (jornalismo/esportes) e Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo), rádios que também tem se destacado na medição carioca.
Avanço
A NovaBrasil FM 89.5 (adulto/nacional) também tem chamado a atenção do mercado carioca. A emissora registrou um avanço consistente em sua média de audiência na atual medição, rádio que já vinha apresentando elevações nas pesquisas anteriores. Isso a posicionou mais próxima do top 10, além de diminuir de forma considerável a distância para FMs que são consideradas concorrentes diretas de seu projeto.
Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
Cerca de 29 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário