Rio de Janeiro – Dois templos religiosos e a mesma ousadia: dois homens bem vestidos, que se aproveitam da boa fé dos membros, e no momento certo acessam áreas restritas. Sem chamar a atenção, furtam computadores e equipamentos de gravação usados em cultos e eventos.
Na Igreja Apostólica Unidade em Cristo, no Jardim Guanabara, Ilha do Governador, Zona Norte, o furto aconteceu no último sábado (01), por volta das 8h. Em nota oficial, a igreja afirmou que uma hora antes de um evento, dois homens entraram no prédio disfarçados, entre trabalhadores e congressistas. Imagens do circuito interno, que registraram tudo, foram entregues à Polícia Civil. Os inspetores da 37ª DP (Ilha do Governador) trabalham na identificação dos suspeitos, utilizando sistema de reconhecimento facial.
No dia 20 de janeiro, a Comunidade Evangélica Reobote, em Realengo, Zona Oeste, foi furtada pela manhã, antes de um congresso jovem que reunia cerca de 2 mil pessoas. O pastor Alexandre Feijão acredita que tenha sido vítima da mesma dupla. Os suspeitos circularam pelo templo com crachá e falando ao celular, como se fossem do staff das bandas convidadas. Um deles, de blusa preta e calça jeans, acessou o setor de multimídia e levou um notebook, duas câmeras profissionais, lentes e outros objetos eletrônicos, avaliados em aproximadamente R$ 11mil. Imagens do circuito interno flagraram toda a ação. O comparsa, vestido de calça social clara e blusa preta, aparece em outra câmera monitorando os corredores. Esse material foi entregue à 33º DP (Realengo), que também investiga o caso. Até agora, ninguém foi preso. A CER divulgou nas redes sociais algumas imagens do flagrante do furto: